Os segmentos de outdoor e aviação registaram o crescimento mais forte neste segundo período do ano.
A Garmin anunciou os seus resultados financeiros para o segundo trimestre de 2022, no qual comunicou uma faturação global de 1,24 mil milhões de dólares. Este número mostra a solidez da empresa e a força do seu modelo empresarial, dado que mantém o seu volume de negócios com apenas uma ligeira diminuição de 6%, tendo em conta o contexto atual. Nesta ocasião, o aumento das áreas outdoor e de aviação compensou a evolução das categorias fitness, marítimo e automóvel.
Salvador Alcover, Diretor Geral da Garmin Iberia, afirmou: “No segundo trimestre, as receitas diminuíram principalmente devido ao fraco desempenho do segmento de fitness. Os mercados continuam a normalizar-se após dois anos de crescimento impulsionado pela pandemia, e também enfrentamos tendências adicionais tais como o reforço implacável do dólar americano, a inflação elevada e o aumento das taxas de juro. Embora tenhamos de ajustar as expetativas, acreditamos que a nossa linha de produtos inovadores e estratégia de diversificação nos permitirá permanecer fortes num ambiente económico em evolução.”
Dados por área de negócio
A divisão Outdoor cresceu 18% no segundo trimestre, impulsionada por uma forte procura de relógios de outdoor. Neste sector, as margens brutas e operacionais foram de 66% e 40%, respetivamente, resultando em 154 milhões de dólares de rendimento operacional. Durante o trimestre, a empresa introduziu o tactix 7, um relógio inteligente com funções táticas avançadas de rendimento e navegação. Também continuou a oferecer no seu portfolio os modelos fēnix 7 e epix, lançados no primeiro trimestre do ano.
As receitas do segmento da aviação aumentaram 13% no segundo trimestre do ano, impulsionadas pelo crescimento nas categorias OEM e pós-venda. As margens bruta e operacional foram de 72% e 30%, respetivamente, resultando em 62 milhões de dólares de rendimento operacional. Durante este período, foi entregue o 750º upgrade do cockpit integrado para aviões King Air. A empresa também obteve a aprovação da EASA para o sistema de controlo de voo GFC 600H para helicópteros AS350.
Entretanto, os resultados de Fitness diminuíram 34%, com declínios centrados em wearables e ciclismo. As margens bruta e operacional foram de 49% e 9%, respetivamente, resultando em 23 milhões de dólares de rendimento operacional. Neste segmento foram lançadas as principais atualizações da gama Forerunner: Forerunner 955, o smartwatch com carregamento solar com até 20 dias de duração da bateria no modo smartwatch, funções de treino premium e uma nova interface de ecrã tátil; o Forerunner 255, que acrescenta funcionalidades de apoio ao triatlo e funções de recuperação à série. Além disso, foi também lançado o ciclocomputador Edge 1040 Solar com carregamento solar e tecnologia GNSS multibanda, oferecendo um posicionamento mais preciso em ambientes de navegação desafiantes, tais como áreas urbanas movimentadas ou debaixo de árvores frondosas.
As receitas no segmento Marítimo diminuíram 7% no segundo trimestre, principalmente devido a restrições na cadeia de abastecimento. As margens bruta e operacional foram de 57% e 28%, respetivamente, resultando em 69 milhões de dólares de rendimento operacional. Durante o trimestre, foi introduzida a série de plotters ECHOMAP UHD2, que oferece a melhor sonda da classe e rede sem fios integrada nas unidades combinadas de 5 e 7 polegadas. Também foi lançado o smartwatch quatix 7 com um ecrã tátil, controlo de plotter cartográfico, alarme de arrastamento de âncora e muito mais.
Finalmente, os resultados da divisão Automóvel diminuíram 6%, devido aos produtos OEM e de consumo. Aqui, a margem bruta foi de 40% e registou-se uma perda operacional de 15 milhões de dólares no trimestre, impulsionada pelos investimentos em curso em programas de OEM automóvel. Além disso, como um marco para este segmento, a Garmin auto OEM recebeu o Prémio Yamaha de Tecnologia e Desenvolvimento na sua conferência global anual.
Visão para o futuro
A empresa aumentou o seu investimento em I&D em 8%, um claro reflexo do foco da empresa na investigação contínua de tecnologias e produtos para melhorar a vida quotidiana dos utilizadores. Na Garmin, cada desafio para o futuro mantém vivo o propósito de ajudar as pessoas a aproveitar ao máximo o tempo que dedicam às suas paixões. É por isso que no terceiro trimestre do ano, a Garmin continuará a concentrar-se em trazer para o mercado dispositivos inovadores, avançados e versáteis que continuam a revolucionar a aviação, o automóvel, o fitness, os estilos de vida marítima e ao ar livre.
Desenvolvidos no interior para a vida no exterior, os produtos Garmin revolucionaram a vida dos corredores, ciclistas, nadadores e atletas de todos os níveis e capacidades. Comprometidos com o desenvolvimento de tecnologia que ajude as pessoas a permanecerem ativas e a elevarem o seu desempenho. A Garmin acredita que cada dia é uma oportunidade para inovar e superar o passado.