
A Tesla, Inc. continua a ser a empresa mais promissora da indústria automóvel. Mas isto é sinónimo de sucesso no mercado de investimento? O que os investidores podem esperar? A Freedom Finance deixa a sua análise.
As entregas da Tesla aumentaram 40% em 2022 e estão a caminho de aumentar mais 37% este ano. Mas a relevância desta empresa não está apenas nestes números.
- A empresa terá em breve novos produtos, incluindo o muito aguardado Cybertruck e o Tesla Semi.
- O negócio de geração e armazenamento de energia (“EG&S”) da Tesla está a ganhar ímpeto e as vendas deverão continuar a crescer à medida que o seu segmento EG&S continua a expandir-se.
- A empresa é pioneira na integração de inteligência artificial nos seus veículos elétricos, aumentando a sua vantagem sobre os concorrentes e consolidando o seu lugar como líder proeminente na indústria automóvel.
Apesar da avaliação da Tesla, as suas ações deverão continuar a beneficiar de uma procura robusta, uma vez que o crescimento da empresa deverá continuar a ultrapassar o de outros fabricantes de automóveis. Além disto, a rendibilidade da Tesla deverá continuar a melhorar e poderá aumentar significativamente à medida que a economia sair da fase transitória de abrandamento e entrar numa nova era mais suportada pela inteligência artificial.
Os números positivos
Devido às suas vantagens competitivas de economias de escala e margens de lucro elevadas, a Tesla pode baixar temporariamente os preços dos seus automóveis para conquistar quota de mercado aos fabricantes de automóveis elétricos que enfrentam dificuldades.
A Tesla produziu 430.488 veículos durante o trimestre, e entregou 435.059 veículos durante esse período. Embora isto ilustre um ligeiro decréscimo nas entregas em relação aos 466.140 veículos do último trimestre, a Tesla reafirmou o seu objetivo de entregar no ano aproximadamente 1,8 milhões de veículos, mas deverá ultrapassar esta marca, uma vez que é provável que sejam entregues mais de 430.000 veículos no quarto trimestre. Este aumento de VEs para 1,8 milhões em 2023 corresponde a 37% mais do que no ano passado.
Em 2022, a Tesla relatou ganhos por ação de $ 4.07. No entanto, a previsão de consenso para este ano é de US $ 3.40, uma queda de 17% em relação ao ano anterior. O EPS mais baixo deve-se a fatores temporários, como um ambiente macroeconómico lento, custos mais elevados devido à inflação, preços mais baixos e outros fenómenos temporários. Assim, a rentabilidade da Tesla deverá melhorar à medida que a economia sair da recessão e as condições económicas melhorarem. A estimativa de consenso para o EPS no próximo ano é de 4,75 dólares, mas a Tesla poderá atingir um EPS muito superior a esse valor.
A rentabilidade da Tesla é significativamente mais elevada nos “bons tempos”. Por exemplo, a Tesla registou uma margem de lucro líquido de cerca de 15,5% no primeiro semestre de 2022. Devido a preços mais baixos e a outros factores transitórios, a margem de lucro líquido da Tesla desceu para 10,8% no primeiro semestre de 2023. Suponhamos que a Tesla regressa a um nível de rendibilidade semelhante no próximo ano (como no primeiro semestre de 2022). Nesse caso, o seu lucro líquido sobre uma receita estimada de 130 mil milhões de dólares deverá ser de cerca de 20,15 mil milhões de dólares, o que equivale a um lucro por ação de cerca de 6,35 dólares, significativamente superior ao valor proposto de 4,75 dólares.
Os novos produtos
O Cybertruck deverá estar disponível no início de 2024. As receitas anuais da Cybertruck poderão rondar os 8 mil milhões de dólares (estimativa inferior). Assim, as receitas em 2024-2025 poderão crescer mais do que as estimativas de consenso sugerem.
O Tesla Semi está a ser produzido e as entregas estão a caminho. No entanto, as receitas da produção em massa devem cair para lucros líquidos em 2024 e nos anos seguintes. O Tesla Semi oferece um desempenho notável e poderá gerar cerca de 12,5 mil milhões de dólares em receitas anuais nos próximos anos.
O negócio da energia
No último trimestre. As receitas de EG&S foram de 1,51 mil milhões de dólares, um aumento de cerca de 83% em relação ao ano anterior. A receita de EG&S no primeiro semestre de 2023 aumentou 105% em relação ao primeiro semestre de 2022. O armazenamento massivo de energia Tesla Megapack está em alta demanda e as vendas devem continuar a crescer.
Riscos para a Tesla
As perspetivas são otimistas, mas não existem certezas absolutas e como tal os riscos são sempre possíveis. A Tesla enfrenta uma concorrência crescente por parte dos fabricantes de automóveis tradicionais e dos fabricantes de automóveis da próxima geração, determinados a ganhar quota de mercado.
O crescimento das receitas e dos lucros da Tesla pode ser mais lento do que o esperado, resultando em declínios múltiplos e numa descida do preço das ações, nomeadamente se o ambiente macroeconómico continuar a exercer pressão sobre a atividade. Por fim, há sempre a possibilidade de os futuros projetos da Tesla não alcançarem o mesmo sucesso que os seus muito populares automóveis Modelo 3 e Y.