A Infoblox, representada em Portugal pela Exclusive Networks, anunciou melhorias significativas na sua solução de proteção de DNS (Protective DNS), Infoblox Threat Defense™, que vão permitir às organizações enfrentar ameaças de nova geração, baseadas em inteligência artificial (IA), e implementar uma estratégia de cibersegurança preventiva.
A solução PDNS da Infoblox combina técnicas de inteligência preditiva de ameaças com sistemas algorítmicos de deteção baseados em machine learning. Graças a esta abordagem, consegue bloquear domínios de alto risco até 68 dias antes de outras ferramentas tradicionais e com uma taxa de falsos positivos mínima (0,0002%, a mais baixa do mercado).
“A diferença entre outras ferramentas de segurança DNS e o nosso enfoque é clara: o foco está em neutralizar a cadeia de fornecimento que dá infraestrutura às ciberameaças, bloqueando-as antes de chegarem à rede corporativa”, sublinha Mukesh Gupta, diretor de produto da Infoblox. “Esta estratégia preventiva ajuda as equipas de segurança a reduzir riscos, eliminar ruído e travar as ameaças ao nível da camada DNS.”
“Num contexto em que as ameaças baseadas em IA estão a crescer em volume e sofisticação, é crucial que as empresas portuguesas tenham acesso a soluções que atuem de forma preventiva. É exatamente isso que a Infoblox traz para o mercado, através da Exclusive Networks”, afirma ElizabethAlves, sales director da Exclusive Networks Portugal.
Novas capacidades do Infoblox Threat Defense
- Proteção antes do impacto: métricas práticas sobre ameaças neutralizadas, demonstrando retorno do investimento.
- Interface intuitiva e centralizada: visibilidade aprofundada da infraestrutura e redução do MTTR (tempo médio de resposta).
- Modo de deteção preventivo: identifica ameaças ainda não detetadas sem alterar a configuração de DNS existente.
- Integração de informação de ativos de TI: permite investigações detalhadas e contexto para análises.
- Sistema de licenciamento flexível: baseado em tokens e ativos de TI protegidos.
- Proteção DNS em Google Cloud: a tecnologia da Infoblox é a base da solução DNS Armor, que estará disponível até ao final do ano.
Segundo a Infoblox, a capacidade de bloquear ataques de forma preventiva
reduz a pressão sobre ferramentas tradicionais de deteção e resposta
(como XDR e SIEM). Esta abordagem alinha-se com previsões da Gartner,
que estima que a cibersegurança preventiva substituirá 40% das soluções tradicionais até 2028.
“O modelo reativo já não acompanha o ritmo da evolução das ameaças baseadas em IA”, explica Scott Harrell, presidente e CEO da Infoblox. “Quando
uma empresa se torna paciente zero, o que se elimina é o próprio
negócio. O futuro da cibersegurança tem de ser preventivo: travar as
ameaças antes de atingirem a organização.”