A plataforma permite aos utilizadores criar facilmente workflows inteligentes que tiram partido das soluções de voz, colaboração e contact center da Mitel, sem software complexo nem longos ciclos de desenvolvimento
A Mitel®, líder global em comunicações empresariais anunciou o lançamento global do Mitel Workflow Studio, uma plataforma de integração low-code/no-code alimentada por Inteligência Artificial Generativa (GenAI).
Desenvolvida com base numa experiência de utilização (UX) intuitiva de arrastar e largar, permite automatizar facilmente processos avançados de comunicação que ligam equipas e organizações — como encaminhamento de chamadas com IA, localização linguística em tempo real e registo automatizado de visitantes — sem necessidade de programação complexa.
O Workflow Studio permite automatizar facilmente processos avançados de comunicação que ligam equipas, sem necessidade de codificação complexa.
Atualmente, as empresas estão a dar prioridade crescente a implementações de comunicações híbridas, com 53% a integrar IA nestes sistemas, de acordo com um relatório recente da Techaisle. O Mitel Workflow Studio simplifica esta transição ao oferecer uma forma direta de implementar automação e ferramentas avançadas de IA profundamente integradas nos processos de negócio, mantendo o controlo, a segurança dos dados e a capacidade de escalar.
Totalmente integrado com as soluções de Comunicações Unificadas (UC) da Mitel, os workflows podem ser orquestrados entre aplicações de terceiros, incluindo Microsoft 365, Zoom, Slack, Zendesk e Salesforce, tirando partido de modelos de linguagem de grande escala líderes em GenAI, como o ChatGPT, o Google Gemini e o Anthropic Claude. Isto permite que os colaboradores beneficiem de soluções práticas de IA — como autoatendentes, transcrição rápida e agendamento avançado de marcações — que aumentam a eficiência operacional, melhoram o envolvimento do cliente e promovem uma colaboração mais eficaz entre equipas.
“O Mitel Workflow Studio elimina grandes obstáculos — como a falta de acesso a ferramentas avançadas de GenAI ou a necessidade de equipas de desenvolvimento extensas — que frequentemente impedem as organizações de tirar pleno partido de workflows personalizados integrados em processos críticos de negócio”, afirma Martin Bitzinger, Vice-Presidente Sénior de Gestão de Produto da Mitel.
“No local de trabalho atual, a comunicação é mais importante do que nunca, à medida que as organizações procuram aumentar a satisfação dos clientes, ligar equipas e melhorar a produtividade dos colaboradores. O Workflow Studio permite gerir recursos de forma mais estratégica e eficaz, promovendo maior produtividade e colaboração, o que acaba por beneficiar o cliente. Além disso, a nova plataforma da Mitel permite que as empresas se mantenham ágeis e se adaptem rapidamente a condições de mercado em constante mudança, sem necessidade de investir em software complexo.”
Caso de Sucesso do Cliente: Hospital Heilig Hart
O Hospital Heilig Hart, um hospital geral com 183 camas e 850 colaboradores em Mol, Bélgica, implementou o Workflow Studio para melhorar os seus processos de comunicação. A iniciativa incluiu a implementação de workflows para converter rapidamente e com precisão mensagens de voicemail em texto, permitindo à equipa de apoio reduzir os tempos de resposta a pacientes e visitantes.
“O Workflow Studio da Mitel melhorou diretamente a comunicação e a capacidade de resposta na nossa comunidade de cuidados de saúde”, afirma Benjamin Peeters, Diretor de IT do Hospital Heilig Hart. “A abordagem low-code permitiu-nos implementar rapidamente workflows personalizados sem necessidade de competências técnicas avançadas. A integração fluida com os nossos sistemas existentes, em especial com as soluções de comunicação da Mitel, revelou-se económica e ajudou-nos a prestar um apoio mais rápido e preciso a colaboradores e pacientes.”
A plataforma low-code/no-code permite às empresas:
- Ganhar eficiência através da automação: com a criação rápida e eficiente de workflows de comunicação, os clientes podem automatizar tarefas diárias como encaminhamento de chamadas, envio de alertas ou atualização de registos de clientes, poupando tempo e reduzindo erros.
- Acelerar a inovação com GenAI: melhoria da experiência de clientes e colaboradores através de workflows inteligentes personalizados, alimentados por Inteligência Artificial Generativa, pelo framework de APIs da Mitel e por integrações com fornecedores líderes de IA.
- Combinar processos de negócio: ligação entre aplicações de software distintas e tecnologias adjacentes, criando uma solução unificada com maior controlo e workflows personalizáveis e autogeridos.
- Otimizar o desenvolvimento: redução dos ciclos de desenvolvimento e implementação mais rápida de novas funcionalidades através de um designer visual intuitivo que capacita tanto utilizadores de negócio como equipas de IT.
“A IA e a automação de workflows passaram dos laboratórios de inovação para as salas de conselho — sendo agora centrais na forma como as empresas desenham os seus processos de negócio e estratégias de comunicação”, afirma Jim Lundy, Fundador e CEO da Aragon Research. “O Workflow Studio da Mitel reflete esta evolução ao colocar a automação inteligente diretamente nas mãos dos utilizadores, permitindo experiências empresariais mais inteligentes e interligadas.”
O Mitel Workflow Studio está disponível globalmente e pode ser integrado com o Mitel CX, uma plataforma de gestão da experiência do cliente de nova geração com suporte de IA, ou utilizado de forma independente com as plataformas de comunicação da Mitel, incluindo MiVoice e OpenScape (disponível no primeiro trimestre de 2026).

