Tal como acontece com a gestão de qualquer questão de reputação, a forma como uma organização se envolve com a sua própria equipa durante a crise do coronavírus é crucial para a sua capacidade de navegar com sucesso. Abaixo, fornecemos algumas orientações práticas sobre como comunicar com os seus colegas da forma correta, no lugar certo, na hora certa.
- Equilibre os factos com empatia. Embora seja importante comunicar de forma clara e concisa utilizando factos, isso não deve ser à custa da empatia. Muitas pessoas encontram-se agora a trabalhar isoladamente de colegas em circunstâncias desafiantes, como gerir o seu trabalho em torno da necessidade de cuidar dos seus filhos. Certifique-se de que as suas comunicações estão atentas às verdadeiras preocupações dos colaboradores e deixe sempre claro que o seu bem-estar físico e mental é a sua prioridade.
- Mostre liderança. Os seus colaboradores vão querer saber que a liderança da sua organização controla a sua resposta à pandemia Covid-19. Garanta que os executivos séniores estão na vanguarda de todas as comunicações internas da empresa. Os líderes também devem estar completamente alinhados uns com os outros e com os recursos humanos sobre a evolução, políticas e procedimentos, e estar confiantes em discutir estas questões abertamente com os colaboradores.
- Fale com clareza. Deve assegurar-se de que qualquer informação técnica ou científica seja claramente explicada, evitando sempre o calão e a especulação. Deve também considerar a forma como as mensagens podem alterar-se ligeiramente quando traduzidas para outras línguas. Ao fornecer informações sobre medidas de prevenção e proteção, não assuma que todos a irão compreender de imediato e garantam que mesmo os pareceres básicos sejam dados de acordo com a orientação de uma fonte credível, como a Organização Mundial de Saúde ou uma autoridade sanitária local.
- Adapte-se para o seu público. Tal como os seus clientes, os seus colaboradores têm prioridades diferentes, diferentes funções de trabalho e diferentes formas de serem alcançados. Deve considerar segmentar colegas em grupos e adaptar as suas comunicações em conformidade. Por exemplo, o pessoal da vanguarda precisa de orientação e apoio diferentes dos que trabalham em funções de escritório central? Algumas pessoas têm mais propensão a ler informações na intranet da empresa, enquanto outras responderão melhor ao emmail?
- Considere as necessidades locais. Esta é uma crise global, por isso, se a sua organização opera em vários países, é vital que fale com uma voz unificada, especialmente no que diz respeito às políticas e procedimentos da empresa. Dito isto, a situação é diferente para cada local, pelo que os comunicadores e gestores locais devem estar equipados e habilitados a tomar as medidas adequadas para a sua região ou mercado específicos, especialmente em caso de um surto local de Covid-19.
- Lembre-se que a comunicação funciona de duas maneiras. Embora garantir um fluxo regular de informação da liderança para o resto da sua organização seja fundamental, igualmente importante é dar aos colaboradores a oportunidade de fazer perguntas, oferecer feedback e preocupações de voz. Isto pode ser feito através de conversas telefónicas regulares entre gestores e funcionários, através de canais online como a sua intranet da empresa e plataforma interna de redes sociais, ou por email. É uma boa ideia incentivar os colaboradores a falarem com frequência também, sempre que possível através de videoconferência para promover mais interações presenciais.
- Esteja pronto para evoluir. Além de adaptar as suas mensagens a diferentes grupos e locais de colaboradores, deve estar pronto para evoluir com a crise. O impacto da pandemia Covid-19 em indivíduos, comunidades, empresas e países de todo o mundo está a mudar diariamente. É vital que se mantenha no topo destes desenvolvimentos e adapte o seu plano de comunicações dos colaboradores em conformidade. Aconteça o que acontecer, porém, sempre faça o apoio a quaisquer novos conselhos de saúde ou protocolos de segurança com sinalização clara para fontes de informação certificadas.
Apenas para uso informativo; não deve ser considerado aconselhamento médico
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