A Mind Source define os três principais desafios que este ano apresenta às empresas que trabalham na área de consultoria de tecnologias de informação e comunicação
Num ano em que o setor dos serviços vai continuar
a enfrentar os desafios inerentes à pandemia de COVID-19, as empresas dedicadas
à Consultoria têm diante de si um panorama exigente, que obriga a adaptações e
a uma resiliência como nunca antes.
A Mind Source, empresa especializada
em projetos de Consultoria de Tecnologias de Informação e Processos de Negócio,
aborda estes principais desafios e define linhas de ação para 2021.
Desafio
1: Recursos Humanos
Se a contratação e
retenção e talento foi sempre uma dificuldade para as empresas que fazem
consultoria de tecnologias de informação e comunicação, torna-se neste ano uma
preocupação maior do que nunca. O mercado de trabalho apresenta necessidades
muito específicas e obriga a uma procura acérrima de profissionais de TI com as
competências fulcrais para responder às exigências do mercado. As empresas
nacionais não só têm de lidar com a concorrência de players internacionais, como
precisam em 2021 de criar incentivos e condições que permitam a contratação e
retenção de equipas que trabalham em ambientes mistos ou em casa durante grande
parte do tempo.
Desafio
2: Criação de plano estratégico
Delinear um plano
estratégico de crescimento apresenta sempre desafios adicionais, mesmo em anos
“normais”. Face ao que aconteceu em 2020 e ao que se apresenta para 2021, a
criação de um plano de ação num ambiente de grande incerteza revela-se
particularmente complexa. Para este ano, as empresas de consultoria de TI
ver-se-ão confrontadas com a necessidade de conquista de mais projetos e de
diversificação de atividades para continuar a crescer face ao ano transato.
Desafio 3: Gestão emocional e
motivacional
O ano passado obrigou grande parte das equipas
das empresas de consultoria de TI a trabalharem num ambiente misto ou quase
sempre em casa. O distanciamento dos colegas, a inexistência de contacto humano
com os restantes membros da equipa e com clientes e parceiros e as implicações
de trabalhar em casa – amiúde com filhos e outras pessoas – coloca sobre os
profissionais um stress adicional que não deve ser ignorado. Neste campo, as
empresas devem esforçar-se por encontrarem planos que privilegiem o equilíbrio
emocional e motivacional das equipas, assegurando o reforço da relação de
confiança entre a empresa e os colaboradores e garantindo a saúde mental das
equipas em teletrabalho. Para esse fim, a Mind Source lançou em Março do ano
passado o Health Program,
um programa concebido para lidar com as exigências impostas pela pandemia
COVID-19 e que visa apoiar os seus colaboradores, a trabalharem em casa desde o
primeiro trimestre de 2020.
Rui Reis, Executive Director da Mind Source afirma que “as empresas que trabalham na área da consultoria de TI
enfrentam um mercado muito dinâmico e inovador, pautado pela rápida mutação de
fatores influenciadores de performance e pela inovação tecnológica inerente a
esta área. O ambiente em que trabalhamos hoje vem lançar novos desafios às
organizações e estas devem encontrar rapidamente planos de combate para fazer
face a um ano de 2021 que será particularmente exigente”.
A Mind Source foi
distinguida em 2020 e pelo 10º ano consecutivo como uma das Melhores Empresas
Portuguesas para Trabalhar em Portugal, pela entidade Great Place to Work®
Institute, a autoridade global para a construção, sustentação e reconhecimento
de culturas dos lugares de trabalho de alta confiança e elevado desempenho.