A Garmin deu hoje a conhecer os seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2018, período em que a faturação global ascendeu a 932 milhões de euros, um número que representa um crescimento de quatro por cento face ao mesmo período do ano anterior. Especial destaque para o crescimento conjunto de 13% nas áreas de aviação, náutica, fitness e outdoor comparativamente ao mesmo trimestre de 2017. Com estes dados, a empresa fecha um ano com vendas de cerca de 15 milhões de dispositivos -ultrapassando assim um total de 200 milhões – e com uma margem bruta anual de 59,1% e uma margem operativa de 23,3%, testemunhando assim uma nova melhoria face aos números de 2017.
A marca destaca ainda o lançamento de novos produtos wearables, um passo que permite alargar as opções disponíveis aos adeptos de outdoor e de mergulho. A este argumento junta-se a integração de novas e importantes plataformas de música em streaming através do Connect IQ.
Salvador Alcover, Diretor geral da Garmin Ibéria, refere: “os números registados no último trimestre de 2018 confirmam a robustez da empresa e o seu posicionamento nos sectores onde operamos, apoiados por um abrangente catálogo de produtos em cada segmento. Enfrentamos 2019 com esta visão e continuamos a trabalhar para aumentar a variedade de produtos, assim como para potenciar ao máximo os avanços tecnológicos que os acompanham e, naturalmente, para diversificar o nosso portfólio, sempre com o objectivo de chegar mais longe e de responder assertivamente às necessidades dos nossos utilizadores”.
Dados por setores:
Por sectores, o segmento de Aviação aumentou a facturação em 22% relativamente ao mesmo trimestre do ano anterior. Entre os feitos neste segmento, destaque para o prémio como prestador do ano conferido pela Airbus Helicopters, além da nomeação como empresa número 1 do mundo no suporte à aviação pelo 15.º ano consecutivo. Um reconhecimento que nos chega através da Professional Pilot Magazine e da Aviation International News.
O segmento de Outdoor foi a divisão com o maior crescimento e volta a demonstrar a sua solidez no último trimestre de 2018 com uma facturação que supera amplamente a barreira dos 200 milhões de dólares (254), 25% acima do último trimestre de 2017. Este aumento fica a dever-se em grande medida à apresentação de alguns dos dispositivos mais avançados e atraentes da marca. É o caso dos relógios Instinct™, para atividades ao ar livre, e Descent™ para mergulho. Também é o caso dos equipamentos de comunicação por satélite como inReach® e outros dispositivos emblemáticos da empresa que chegam agora como autênticos computadores de mão para a prática de actividades ao ar livre. Falamos do GPSMAP® 66.
No que respeita ao segmento de Fitness, o quarto trimestre deu a conhecer os mesmos números que o ano de 2017, mantendo o valor de 277 milhões de dólares. No que respeita a produtos, foram apresentadas novidades como o vívosmart® 4, a pulseira de atividade inteligente que inclui controlo avançado de sono, medição dos níveis de saturação de oxigénio no sangue e monitor de energia Body Battery™, entre outras muitas funcionalidades. Foram ainda disponibilizadas novas versões em cores pastel do relógio inteligente híbrido com mais estilo da Garmin, o vívomove® HR. O ano acabou com a chegada ao mercado do monitor de actividade para crianças vívofit® jr2, com temática Spider-Man da Marvel. Trata-se de uma pulseira resistente a água com um ano de autonomia que motiva os mais pequenos a cumprir os seus objectivos, além de monitorizar o seu sono e contar os seus passos, e que permite que os pais estabeleçam recompensas através de uma aplicação integrada.
O segmento marítimo registou um aumento de 13% impulsionado pela nova linha plotters, sondas e transductores avançados, além das ofertas de cartografia que combinam o melhor da Garmin e da Navionics.
Finalmente, o segmento Automóvel apresenta uma descida de 28%, um cenário que se fica em grande parte a dever à contração do mercado. O fabricante aposta, uma vez mais, em trabalhar intensamente para potenciar diferentes nichos de mercado com o lançamento em 2019 de novos modelos da gama Drive™.
Garmin, sempre ao lado dos desportistas
A Garmin marca presença em todos os fins de semana colaborando tanto em eventos desportivos de grande relevância em Espanha e Portugal, como em muitos eventos locais que reúnem um grande número de participantes. A todos os grandes eventos dipositivos onde a empresa é um patrocinador de primeira linha – como o Garmin Titan Desert – há que somar a sua presença em provas populares como a Maratona São Silvestre em Lisboa, a Maratona de Barcelona ou a Maratona Trinidad Alfonso EDP de Valencia. Em todas estas provas os participantes recebem apoio da empresa, que faz questão de estar sempre perto dos desportistas.