A fornecedora de soluções de segurança eletrónica para o retalho faz um balanço positivo face a 2011, anunciando o seu contraciclo neste mercado
A Gateway Portugal, líder nacional em soluções de segurança eletrónica para o retalho, pertencente ao grupo Gunnebo, anuncia um crescimento de 6% em vendas no ano fiscal de 2012. Este contraciclo deve-se nomeadamente ao ganho de novos clientes, ao crescimento das vendas de sistemas CCTV e de PODs, e no acompanhamento dos nossos clientes para o estrangeiro.
Carlos Truta, diretor geral da Gateway Portugal, aponta vários fatores responsáveis para este crescimento de 6% em vendas em 2012 face ao ano transato e afirma que tem “sido fundamental para a Gateway conseguir atingir estes resultados positivos num mercado que está a sofrer bastante com a situação económica”.
As razões que levam a um aumento de vendas de 6% em 2012 face ao ano transato assentam na manutenção de liderança no sector do EAS (sistemas antifurto) e enfoque nos projetos de etiquetagem na origem, no aumento da comercialização de sistemas CCTV, a aposta forte da Gateway desde 2011, que teve um enorme sucesso, ultrapassando todas as expectativas da empresa, inclusive já com algumas instalações de soluções baseadas em IP.
Outra das razões foi a contínua aposta nas soluções de proteção de gadgets eletrónicos com os InVue POD Displays, altamente justificado pelo enorme crescimento do mercado de vendas de tablets e smartphones.
Além disso, existe uma clara aposta num serviço premium com a oferta de soluções mais completas e adequadas a cada espaço de retalho que fez com que a Gateway ganhasse novos clientes à concorrência em Portugal.
Com a crise atual as empresas reduzem as suas estruturas, o que afeta os níveis de serviço ao cliente final – aspeto que a Gateway sempre lutou para não descurar, e que hoje se evidencia como mais-valia face aos nossos concorrentes. Além disso, e embora se vivam tempos de contenção, as remodelações de lojas (instalação de novos sistemas de segurança) são uma constante. Já por sua vez as inauguração de novos espaços tem decrescido com a crise no setor.
“Temos ganho muitos novos clientes e não temos sentido grandes perdas, a não ser algumas relacionadas com determinadas cadeias que têm fechado as suas lojas devido à situação económica atual”, reforça o responsável.
Depois, e uma vez que a Gateway tem já desenvolvido um Plano de Apoio à Internacionalização, o acompanhamento de clientes que abrem lojas no estrangeiro também ajudou a entrar neste contraciclo. Alguns clientes têm apostado forte em mercados externos e vamos acompanhando sua expansão, uma vez que a abertura de lojas a nível nacional está estagnada.
Carlos Truta termina dizendo que o crescimento “só não é maior, pois embora se façam mais vendas, os valores são menores e com margens cada vez mais reduzidas”.