A CIONET, a maior comunidade de executivos de TI na Europa, com mais de 5 700 CIOs, assinalou mais uma edição do evento intimista “Conversas com…”, o qual decorreu em Lisboa, no Auditório da Fidelidade, e contou com a presença da oradora convidada Maria João Carioca (Administradora Executiva da CGD), com os membros da comunidade CIONET e parceiros de negócio da rede: OutSystems, HPE, NOS, Huawei e CISCO.
Maria João Carioca iniciou a sua carreira profissional na McKinsey & Co, tendo passado por outras empresas como a Unicre e a SIBS. A sua função atual, Administradora Executiva da CGD, ofereceu o mote para o início de uma discussão em torno de temas como a integração da inovação, a estratégia de negócio e visão futura que deverão marcar os próximos capítulos da história de uma das entidades bancárias mais antigas e sólidas de Portugal, a Caixa Geral de Depósitos.
Neste “Conversas Com…”, Maria João Carioca assinalou os benefícios da combinação entre IT, Marketing e Operations para a banca de retalho. Nesta vertente, destacou que “o Marketing funciona como a “caixa de transmissão”, de uma máquina potente, a qual precisa de ter estes três eixos a funcionar: IT, Marketing e Operations.” Para além de poderosa, esta combinação é também desafiante, no sentido que terá que funcionar com base num modelo de interação eficaz entre o CIO e o CMO – “grande parte dos desafios que ai vêm, vêm em linguagem tecnológica, e a forma como se utiliza a informação é um tema. É necessário ter estruturas capazes para lidar com a quantidade de informação, e é necessário ter uma inteligência por trás a fazer a triagem do que é lixo e do que não é.”
Um dos pontos mais fortes do debate foi precisamente a afirmação da necessidade de uma linguagem comum entre o Marketing e o IT. Maria João Carioca partilhou com a audiência “que, na verdade não existe uma receita mágica para colocar de acordo dois eixos com uma cultura de base tão diferente como o IT e o Marketing, mas que existem estratégias de aproximação das linguagens e que passarão sempre por não nos esquecermos que lidamos com pessoas, e que são pessoas que estão por detrás dos processos ”, acrescentando que “as coisas correm mal quando as duas áreas não conhecem os limites uma da outra”.
Os eventos “Conversas Com…”, realizados pela CIONET Portugal, caracterizam-se por serem informais e de carácter intimista, nos quais se pretende fomentar a partilha e a troca de experiências na primeira pessoa, entre os vários participantes. Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal, reforçou a importância do formato intimista do evento “Conversas Com…”, manifestando-se satisfeito por ter trazido o evento pela primeira vez para Lisboa “era um evento que a CIONET fazia sempre no Porto, mas tendo em conta o sucesso e a adesão que tem tido, resolvemos começar a fazer o “Conversas Com…” em Lisboa também, porque a comunidade de Lisboa também merece estes momentos de partilha de experiências e networking informal que caracterizam o ADN da CIONET”.