· No estudo realizado pela PHC no decorrer do Festival IN, a esmagadora maioria das empresas inquiridas consideram o software de gestão como sendo importante ou imprescindível à sua atividade
· No mesmo inquérito, as empresas apontam o Acompanhamento ao Cliente como o ponto prioritário em que urge uma mudança no mercado
· A implementação de um CRM e o investimento numa melhor capacidade tecnológica são as prioridades para 2014
A PHC, fabricante nacional de aplicações de gestão, apresentou hoje os resultados de um estudo feito a empresas criativas e de comunicação no âmbito da sua participação no Festival IN, o Festival de Inovação e Criatividade, que teve lugar em Lisboa, entre os dias 14 a 17 de novembro, e no qual a PHC apoiou a conferência Shift Happens, dedicada ao tema The New Creative Industry.
O inquérito telefónico abrangeu um universo de 100 empresas criativas nacionais, e teve o objetivo de estudar o caminho da indústria criativa e o impacto que o software de gestão tem e poderá ter no dia-a-dia destas empresas enquanto arma para diferenciação da concorrência. Os resultados apontam para uma intenção destas empresas em adotarem ferramentas que melhorem o relacionamento com os clientes, nomeadamente, soluções de CRM, e em melhorarem os sistemas tecnológicos. A grande importância que o software de gestão tem para o desempenho destas empresas foi também outra das notas retiradas do inquérito. Destacamos as seguintes conclusões do estudo:
– 34% das empresas apontam o Acompanhamento ao Cliente como a área onde terá de haver uma maior mudança dentro da indústria. Em segundo lugar nas prioridades de mudança da indústria surgem a necessidade de aposta em Inovação, e a necessidade de haver uma maior simplificação na gestão e nos processos. Cada uma destas hipóteses de escolha foi apontada por 15% das empresas como prioridade máxima de mudança.
– Quando questionadas sobre se consideram o software de gestão uma ferramenta diferenciadora, 79% das empresas respondeu com os dois níveis mais altos de votação (46% com o nível 4, e 33% com o nível 5, o mais alto). Esta pontuação realça que a grande maioria das empresas considera as soluções de gestão como imprescindíveis para um bom desempenho e para a conquista dos seus objetivos. Apenas uma empresa considera que o software de gestão não tem impacto no seu dia-a-dia.
– Quando questionadas sobre quais as áreas onde vão apostar mais em 2014, houve um empate no primeiro lugar das prioridades: 21% das empresas apontam a implementação de ferramentas de CRM como a máxima prioridade para 2014, enquanto outros 21% sublinham o objetivo de munir a sua empresa de uma maior capacidade tecnológica como o grande objetivo para o próximo ano. Em terceiro lugar, também em igualdade de votos (14% cada opção), surge a necessidade de assegurar uma melhor criatividade e a necessidade de investir em recursos humanos.
O estudo indica que existe uma grande atenção da indústria criativa para as novas tecnologias, e para a forma como estas podem ajudar o seu desempenho. A implementação de ferramentas que assegurem uma melhoria do contacto com o cliente será o grande objetivo da indústria criativa em 2014, fruto da grande concorrência que se faz sentir no setor. De acordo com Pedro Tavares, Marketing Director da PHC Software, o mercado criativo “é um dos setores em que a concorrência é mais feroz, fazendo com que as empresas tenham de investir significativamente na fidelização de clientes”. “As soluções de gestão, como aliás a esmagadora maioria considera, são imprescindíveis para a agilização deste setor. Uma visão integrada de gestão, com ferramentas capazes de melhorar a relação com os clientes e oferecer melhores instrumentos para a decisão, são estratégias cada vez mais centrais para que as indústrias criativas respondam a todos os desafios que se avizinham para os próximos anos”, rematou o responsável.
O estudo da PHC foi elaborado como resultado da conferência “Shift Happens”, inserido no programa do Festival IN. Após identificar no debate a necessidade da mudança de paradigma na gestão das indústrias criativas, a realização deste estudo teve por objetivo constatar empiricamente esta tendência. O inquérito foi realizado telefonicamente aos responsáveis de 100 empresas do setor.