– O crescimento teve por base três grandes áreas de sistemas de segurança para o retalho: CCTV, EAS e POD Displays
– A forte aposta na internacionalização foi também um fator importante neste salto qualitativo que a empresa registou de 2012 para 2013
A Gateway Portugal, líder nacional em soluções de segurança eletrónica para o retalho, pertencente ao grupo Gunnebo, anuncia o crescimento de vendas bastante positivo – de 43% – que teve em 2013. A empresa aponta como resposta para este salto qualitativo a aposta em soluções de CCTV (circuito fechado de televisão), com a evolução dos sistemas analógicos para IP, de sistemas de EAS (Electronic Article Surveillance) e dos sistemas líderes de venda para merchandising seguro e atraente, os POD Displays. A forte aposta na internacionalização através de parcerias de valor acrescentado foi outra das “culpadas” para este ritmo em 2013.
Na voz de Carlos Truta, diretor geral da Gateway Portugal, em 2012 “iniciámos um contraciclo, onde já registámos um crescimento de 7% face a 2011. Já em 2013 esta tendência de crescimento não só se manteve, como se evidenciou de forma bastante significativa. Um crescimento desta natureza é para nós um orgulho numa altura em que a “crise” ainda está tão presente”. Para 2014, a Gateway pretende continuar a crescer e a apostar na sua equipa vencedora, “em equipa que ganha não se mexe”, concluiu Carlos Truta.
A Gateway Portugal explica o crescimento de 43% com a aposta em três grandes áreas no que toca à segurança em loja: O CCTV com uma forte ênfase nas novas soluções IP que está a ganhar adeptos a nível nacional e internacional. O departamento de CCTV dentro da estrutura empresarial da Gateway só foi possível depois de reunidas as condições e um conjunto de fatores dos quais a empresa não abdicou, tais como a qualidade dos produtos, do serviço e dos profissionais que integram esta linha de soluções. Foi sem dúvida uma excelente aposta da Gateway em 2011 e desde então a empresa tem crescido todos os anos nesta linha de negócio. 2013 foi mais um ano de consolidação, com um crescimento acima dos 100%.
A área de EAS tem sido também fulcral para a empresa, com vários clientes ganhos e uma evolução significativa na inovação, nomeadamente na interligação entre os vários sistemas de segurança em loja para uma proteção o mais completa possível.
Apesar de se verificar um abrandamento na inauguração de novas lojas, devido aos planos de expansão de muitos retalhistas estarem semi-estagnados, nota-se já alguma recuperação do retalho, com algumas insígnias a retomarem o processo de inauguração de novas lojas, alargamento dos seus espaços e reinvestimento em acessórios de proteção. Neste seguimento, são variadas as insígnias de artigos tecnológicos que apostam nos POD Displays, soluções de merchandising seguro que além de protegerem o produto ainda enaltecem o seu design. Sendo que, através da atração de mais visitantes à loja e de lhes proporcionar uma experiência mais positiva, conseguem – consequentemente – ajudar a potenciar as vendas.
A aposta nos POD Displays está cada vez mais presente na estratégia da Gateway, na medida em que o aumento de soluções de comunicação móveis – como os smartphone e os tablets – estão a tomar conta do mercado de consumo das TIC. Muitos são os retalhistas que procuram esta solução. Mais, a procura das pessoas por uma experiência de topo, juntamente com a alta competitividade no mercado retalhista, fez com que as lojas se posicionassem como “test drives”, expondo os artigos em loja de forma mais convidativa e livre para poderem ser tocados e de forma aos clientes poderem tomar a decisão de compra de forma mais consistente e em loja. E como os artigos electrónicos estão entre as primeiras posições no ranking de artigos mais furtados, os POD Displays já se revelaram a solução ideal para um merchandising seguro de todo o tipo de gadgets electrónicos, permitindo manter uma exposição livre e atrativa dos artigos, mas de forma protegida.
A aposta no mercado internacional em setores emergentes está a correr muito bem, com diversas insígnias de renome a escolherem a Gateway para assegurar a proteção dos seus espaços logísticos com soluções de CCTV por IP, GateCounter, EAS e POD Displays.
Tanto nacional, como internacionalmente, são cada vez mais os retalhistas que expressam a necessidade de uma articulação entre os seus sistemas de vídeo vigilância e os alarmes das antenas EAS presentes na loja: Sem dúvida um serviço de valor acrescentado na luta contra o furto nas lojas. Esta interconectividade entre equipamentos electrónicos é uma realidade crescente na generalidade das empresas, de forma a tornar todos e quaisquer processos cada vez mais simples. Hoje as tarefas estão cada vez mais automatizadas e a intervenção humana é tendencialmente decrescente. E o campo da proteção e segurança não foge à regra.
A Gateway, conhecida por apostar fortemente em inovação e desenvolvimento, “vai continuar a brindar o mercado com soluções de valor acrescentado para que os nossos parceiros e clientes retalhistas possam contar com todo um know how capaz de lhes oferecer uma gestão de loja ainda mais inteligente com resultados operacionais de loja ainda mais positivos”, conclui José Leocádio, diretor comercial da Gateway Portugal.