Períodos de incerteza não são um momento para experimentar ou arriscar investimentos. O aspeto mais importante de qualquer estratégia de investimento durante uma recessão, ou quando o dinheiro é escasso, como uma crise do custo de vida, é a segurança, afirma a corretora Freedom Finance Europe.
Embora possa parecer tentador sobreviver a uma recessão ou a uma crise do custo de vida sem ações, os investidores podem descobrir que estão a perder oportunidades significativas ao não as aproveitarem. Historicamente, alerta a especialista, há empresas que prosperam durante períodos de crise económica, basta saber onde procurar.
Durante um período de crise, é melhor concentrar-se nas indústrias que oferecem bens e serviços que estão em constante procura. Estas são opções de investimento seguras, uma vez que são bens de consumo básicos e essenciais que as pessoas necessitam, e compram, independentemente da sua situação financeira.
Por conseguinte, vale a pena continuar a investir e a acumular estes investimentos apesar do aumento do custo de vida. As crises são mais suscetíveis de serem de curto prazo, enquanto a longo prazo apresentam uma excelente oportunidade de retorno.
Onde investir durante uma crise do custo de vida:
Coca-Cola (KO). A maior empresa mundial de refrigerantes gera a maior parte das suas receitas internacionalmente, sendo os seus principais mercados fora dos EUA e do Reino Unido em países como o México, Brasil e Japão. Durante a última década, as margens brutas da Coca-Cola têm-se mantido relativamente estáveis em cerca de 60%. Mesmo na pandemia de 2020, a sua margem bruta foi de 59,3%, com a Coca-Cola a apresentar excelentes margens operacionais.
O poder dos preços é crucial num ambiente de inflação crescente e a Coca-Cola tem demonstrado poder dos preços durante décadas. Se os custos da Coca-Cola aumentarem devido à inflação, o que é atualmente o caso, a Coca-Cola pode transmitir esses aumentos aos consumidores para proteger a sua margem de lucro. A Coca-Cola superou os ganhos por ação e as estimativas de receitas no último trimestre e elevou a sua previsão para o ano inteiro, apresentando ganhos por ação de $0,70 no segundo trimestre, três cêntimos acima da meta estabelecida por Wall Street.
As perspetivas para o ano inteiro foram aumentadas, prevendo-se agora um crescimento orgânico das receitas de 12% a 13%, acima da previsão anterior de 7% a 8% de crescimento. O potencial de crescimento para o preço objetivo médio de $70, cerca de 23% de aumento.
Já a Johnson & Johnson (JNJ) é a maior empresa de saúde do mundo. As principais razões para o sucesso da J&J incluem o crescimento contínuo dos lucros e o crescimento através de fusões e aquisições. Especificamente, as receitas totais da J&J, excluindo o seu negócio de consumo, deverão crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) nos dígitos únicos e os seus ganhos a uma taxa de crescimento anual composta nos dígitos únicos ao longo dos próximos 5 anos.
No final do ano passado, a J&J anunciou planos para transformar o seu negócio de produtos de saúde do consumidor numa nova empresa pública dentro dos próximos 18-24 meses. A J&J quer concentrar-se exclusivamente nos cuidados de saúde através de dois outros segmentos – produtos farmacêuticos e dispositivos médicos. A mudança deverá ajudar a impulsionar o crescimento das receitas da empresa.
As maiores áreas terapêuticas da J&J por receitas são a oncologia e a imunologia. Estas duas áreas são também as maiores e de mais rápido crescimento na indústria farmacêutica. Além disso, a J&J tem aumentado os seus dividendos todos os anos durante muito tempo e é provável que continue a recompensar os seus acionistas com pagamentos. Existe um potencial de subida para um preço-alvo médio de $187, cerca de 13% de subida.
A Lockheed Martin (LMT) é o maior contratante de defesa do mundo e tem dominado o mercado ocidental de aviões de caça de alta gama desde que o programa F-35 foi lançado em 2001. A Lockheed Martin tem um modelo de negócio robusto, um fluxo de caixa livre elevado e crescente, um desejo de o gastar em retornos dos acionistas e uma longa história de crescimento consistente e elevado de dividendos.
A LMT está no bom caminho para cumprir a sua previsão anual de 4 mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de libras esterlinas) em recompra de ações, uma vez que procura entregar mais de 100% de fluxo de caixa livre aos acionistas durante o ano, incluindo dividendos. Continua a seguir a sua estratégia a longo prazo de alocação de capital disciplinada e dinâmica, aumentando o fluxo de caixa livre por ação e proporcionando assim fortes retornos a longo prazo aos acionistas.
Com orçamentos militares estáveis nos EUA, aumento das vendas internacionais de equipamento de defesa e um regresso à fase de expansão das entregas de aviões comerciais, a indústria da defesa tem um potencial de crescimento a longo prazo, com enfoque na modernização e na investigação e financiamento para os empreiteiros de defesa. Além disso, a despesa dos EUA com a defesa cresceu significativamente nos últimos anos e prevê-se atualmente que cresça durante a próxima década. A despesa anual atual do país é de cerca de 700 mil milhões de dólares, e prevê-se que este montante aumente para mais de 900 mil milhões de dólares em 10 anos, o que implica um aumento de 28%. O potencial de crescimento para o preço objetivo médio de $470, cerca de 16% de aumento.
Costco (COST) é um retalhista líder com 815 lojas em todo o mundo (dados do final do ano fiscal de 2021). O negócio funciona através de fidelização que permite aos clientes fazer compras nos seus armazéns com preços baixos numa gama limitada de produtos.
O principal argumento é que este retalhista há muito que demonstra a sua capacidade de prosperar independentemente das condições económicas gerais. Isto é o que dá a este operador de clubes de desconto uma vantagem sobre os retalhistas de desconto tradicionais. A Costco, por exemplo, tem demonstrado historicamente resultados consistentes em tempos de recessão. Esta vantagem é também verdadeira quando se trata de um período de inflação como aquele em que nos encontramos atualmente e, como se viu nos seus resultados trimestrais, continua a “prosperar no meio de um aperto de cinto”, o que também foi visto no relatório anterior.
Dito isto, é razoável esperar que a empresa continue a mostrar bons resultados nos próximos trimestres. Em termos simples, os investidores começam a aperceber-se de que a história não mudou. Como esperado, as vendas líquidas aumentaram fortemente durante o trimestre. As receitas do trimestre foram de 51,6 mil milhões de dólares (47 mil milhões de libras esterlinas), um aumento de 16,3% em relação ao ano anterior. Os ganhos por ação (EPS) de $3,04 aumentaram 10,6%, foi bom ver que ambas as receitas, $52,6 mil milhões e EPS de $3,04 por ação, bateram o consenso das previsões. O potencial ascendente para o preço-alvo médio de $610, cerca de 28% de aumento.